domingo, 1 de março de 2009

CATÁLOGO URBANO-SOCIAL Porque rotular é preciso...

Desde que o filósofo grego Aristóteles iniciou o estudo das espécies conhecidas, passando pelas valiosas contribuições do naturalista sueco Lineu e chegando no importante sistema classificatório desenvolvido pelos Power Rangers, que o ser humano opta por "agrupar para entender". Sendo assim, Os Reis da Gambiarra, seguindo também a inexorável marcha da Ciência, apresenta agora sua relevante contribuição: o Catálogo Urbano-Social. Sim, pois a fauna urbana encontrada hoje nos grandes centros é ainda desconhecida e muito da escrota, por assim dizer. Veja nas fichas abaixo a qual grupo você pertence (apesar de todo mundo na sua rua já ter uma boa idéia a respeito disso... )

O GORDO
Nome científico: Saccus dibanhae

Nome popular - Gordo, Gordão, Gordo-Safado, Gordo-Sem-Vergonha, Porra,-Já-Comeu-Tudo?, Rolha de Poço, Cintura de Quibe, Mapa-Múndi, Chupeta de Baleia, etc.

Habitat - Em geral, à mesa. Mas ainda pode-se encontrar o Gordo na sombra, no gol, no fim da fila e abaixado fuçando na geladeira de madrugada. Também existem alguns Gordos dando um tempo em spas e clinicas de endocrinologia. Mas é só um tempinho mesmo...

Hábitos Alimentares - TUDO! O Gordo come de tudo! Não rejeita nada. Desde buchada de bode preto até Bala Juquinha, o Gordo é incapaz de rejeitar qualquer coisa digerível. "Incapaz"... esse é um adjetivo que combina muito bem com o Gordo.

Particularidades - O Gordo tem fama de ser simpático, alegre e brincalhão. Também pudera: alguém que vive sempre com o bucho lotado não tem nada do que reclamar mesmo!

O PLAYBOY
Nome científico: Hacefallus motoryzadus

Nome popular - Playboy, Boy, Boyzinho, Filhinho de Papai, Filhinho de Mamãe, Filhinho da Puta, etc.

Habitat - Basicamente, nos lugares da moda, boites, academias de musculação e jiu-jitsu. Regularmente, em lojas de acessórios para carro, corridas de carro e, principalmente, dentro de um carro. Constantemente, em cursinhos pré-vestibular e supletivos.

Hábitos Alimentares - Sanduíches, refrigerantes, batatas fritas, bebidas alcoólicas, pizzas, milk-shakes, etc. O Playboy não é muito exigente: no final, acaba comendo qualquer uma...

Particularidades - Pouco se conhece a respeito desse curioso animal, pois o Playboy além de ser uma criatura noturna, não consegue se comunicar direito, exceto com membros de sua própria espécie, isso devido a enorme pobreza de seu vocabulário e também porque ninguém é obrigado a passar o dia inteiro conversando sobre o Audi A-4.

O P. I. M. B. A.
Nome científico: Pseudo Intelectual Metido a Besta Associado

Nome popular - P.I.M.B.A., Esquisitão, Cabeça, Intelectuerda, Olha-Aquele-Viadinho-Ali-de-Preto!

Habitat - Você terá o desprazer de encontrar o P.I.M.B.A. em vernissages, cafés, festivais de cinema, shows de bandas de rock alternativas, performances de vanguarda e consultórios de proctologia.

Hábitos Alimentares - O P.I.M.B.A. a-do-ra devorar os 2ºs cadernos dos jornais, capas de revistas importadas e as orelhas dos livros mais vendidos. O P.I.M.B.A. é quase sempre, vegetariano. Gosta muito de cenoura, pepino e mandioca. Porém não considera politicamente incorreto o consumo de carne, sendo apreciador de um exótico cardápio aviário: encara com um sardônico sorriso reprimido e de olhinhos quase fechados, peru com ovos, pinto ao molho branco, pomba-rôla e ganso re-afogado. Na cozinha, o P.I.M.B.A.

revela-se um cozinheiro relapso, deixando a rosquinha queimar propositadamente. Todo P.I.M.B.A. come regularmente um baralho, para ter pelo menos, um rei na barriga. O P.I.M.B.A. prefere ter uma atitude passiva em relação ao verbo comer. Na verdade, todo P.I.M.B.A. é mesmo duro de engolir!

Particularidades - O P.I.M.B.A. é identificado por usar roupas escuras, óculos com armações grossas, sapatinhos esdrúxulos, costeletas da moda e por ter a postura cervical de uma seriema. O P.I.M.B.A. se considera muito culto e informado, mas ignora quem seja o Moreira da Silva ou o Ernesto Nazaré e antes do David Byrne falar a respeito, achava que Tom Zé era personagem de desenho animado. Segundo uma definição de um membro da espécie: "Nós procuramos revisitar um conceito pós-moderno a nível de releitura do belo e do viés do processo neoclássico do ser humano, enquanto ser e enquanto humano, em um olhar kantiano da poética existencialista fake e engajada tupiniquim". Resumindo: o P.I.M.B.A. é um escroto mesmo...

Na próxima edição, mais três fichas do Catálogo Urbano-Social para sua coleção: O Chato, O Nerd e O Toureiro Hindu.

Adolar Gangorra tem 54 anos, é editor do periódico humorístico Os Reis da Gambiarra e luta para que hajam mais P.I.M.B.A.s no meio acadêmico... de musculação, é claro.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O PERIGO DAS CANTIGAS DE RODA!

O PERIGO DAS CANTIGAS DE RODA! Os pais de hoje em dia vivem reclamando da violência a que seus filhos são expostos na mídia. E com to...